9

TE CONHECENDO- com Evelyn Fonseca


Ola meninas e meninos tudo bem com vocês???
Hoje vamos conhecer um pouquinho mais de uma grande artesã que muitos conhecem,ou já ouviram falar.
Tive o prazer de conhece-la pessoalmente,além de ser muito talentosa,tem um coração enorme.
E topou participar do blog nos contando um pouco da sua trajetória,e claro dando muitas dicas.
Principalmente você que é iniciante,vale a pena conferir.
Bom,chega de bla bla bla né,rss... e vamos ao que interessa.

Evelyn Fonseca, 37 anos,casada,2 filhos Leandro e Vinicius,residente no Guarujá.
Minha relação com o biscuit é arte e profissão,eu me sinto bem modelando, trabalho com biscuit e mesmo quando não estou fazendo peças pra encomendas , estou criando novas peças, praticando,procurando desenvolver novas tecnicas ou simplifica-las, sempre aperfeiçoando...levo a serio.
A diferença da modelagem pra aperfeiçoamento acontece naturalmente,sinto como se estivesse dirigindo carro e preciso mudar de marcha...é a necessidade de mudança existe uma necessidade por crescimento, novos desafios particular ... ja quando estou criando alguma peça  pra exposição ou seja de alguma encomenda existe uma evolução a cada trabalho que adquirido com a pratica, e é diferente que há um comprometimento com data, com a expectativa criada pelo cliente ou alunos...então tem que ser tudo planejado e começar a feito com antecedência. 
Comecei a modelar a uns 6 anos atrás em casa através de pap de revista,pra distração, obter uma renda extra, presentear amigos com algo personalizado. 
Já fiz vários cursos,comecei fazendo biscuit acompanhando pap de revistas e me identifiquei com algumas técnicas e reproduzia com meu jeitinho, senti que tinha habilidade e resolvi investir.
Hoje tenho DVDs de varios artesãos, tenho apostilas, tenho muitas revistas e participo de cursos, encontros com artesãos sempre que podemos trocar idéias.
Melhorei muito depois que comecei a investir em cursos e material mais profissional, obtive um crescimento expressivo e aumentou muito minha carteira de clientes.
Hoje dou aulas na internet,particulares e em DVD.
 Sou uma eterna aprendiz...pratico tecnicas de todas as categorias, nao sou muito fã de rótulos, gosto de ser flexivel com relação a isso...estou sempre em busca de tecnicas mais sofisticadas, aperfeiçoando sempre...com uma certa experiencia em tecnicas avançadas...mas não tenho total conhecimento, sempre vai haver alguem que saiba mais que vc e pessoas que saibam menos que vc...isso é muito relativo.
Para calcular o valor das minhas peças uso o bom senso...muitas das peças que faço nao gastam quase nada com material, é pura tecnica de modelagem...investimento de tempo, muito treino e cursos de aperfeiçoamento e outras peças hiper simples que sao calculadas pelo peso e material que foi gasto depende muito do estilo da peça.
Para divulgar e oferecer minhas peças uso a internet,site, blog, fotolog, twitter, flinkr.
Faço propaganda em aula demo,exposição em feiras, banner,panfletos,cartoes, parcerias.
Faço minhas peças através de encomendas  porque  nao tenho loja pra atender o publico, mas sempre tenho algumas peças expostas em lojas, somente pra demonstração do meu trabalho...as peças sao feitas sob encomenda.
Atendo pelo email e a pessoa faz deposito bancario e envio pelo correio.
Encontro clientes de varias formas, ja procurei clientes distribuindo cartoes, indo em colegios,em consultórios medicos, hoje recebo muitas recomendações...os clientes entram em contato, tratamos tudo pela internet e  na maioria das vezes indicados por pessoas que ja foram atendidos e gostaram da peça e do meu atendimento.
E para atende-los mantenho a agenda sempre organizada,organização é tudo.
Faço decoração de quarto infantil, faço diversos estilos de lembrancinhas, topo de bolo, noivinhos...muitas coisas mesmo rsrs ...procuro atender a necessidade do cliente, sempre quiz trabalhar de forma direcionada mas é dificil mudar...Hoje me procuram mais pra noivinhos personalizados caricaticos...
 As ferramentas que mais utilizo são estecas, boleadores ,carretilha, rolinho.
Compro meu material em lojas e na internet depende da urgência.
Aqui no Guarujá tenho uma certa dificuldade em encontrar material,mas em SP e na internet não.
Compro por mês e sempre procuro comprar em quantidade , fazer estoque. 
Quando estou sem encomendas gosto de praticar expressoes nos meus bonecos,posições novas, estudar, pesquisar, praticar, e fazer peças pra exposição, criar peças diferentes.
E quando não estou modelando,eu gosto de ler livro, adoro viajar,relaxar  e de curtir minha família entre uma encomenda e outra...mas sempre tenho no porta malas minha maleta com massa e minhas estequinhas preferidas... quando surge alguma ideia sempre modelo.
Adoro praticar esporte...mas infelizmente por ter operado meu joelho estou proibida de fazer algumas coisas, mas adoro caminhar, ler, ficar com meus filhos e marido.
Eu entro na net de manha cedo, leio emails, respondo e fico conectada, mas nao estou no pc direto...e apos as 21hs 
Minhas inspiraçoes são tiradas de pesquisas.
O numero Maximo que fiz de lembrancinhas foram 300,gostei de ve-los todos prontos, mas é super mega cansativo.
Também gosto de outras técnicas de artesanato como,pintura em madeira mas nao sou especialista, procuro misturar tecnicas de pintura e biscuit,decoupagem, chanfrado,craquelado.
 Quanto a organização,sou organizada a ponto de conseguir cumprir meus compromissos, mas não sou sistemática.
Pessoa organizada é aquela que faz tudo sincronizado, tudo sistematicamente agendado ao extremo, separadinho em pastas, por cores, tudo impecavel...nao estou nesse grupo de pessoas rsrsrs mas admiro.
Peça que mais gostei de fazer,sempre gostei de fazer personagem, adorei fazer todos mas tenho um carinho especial pelo capitão caverna.
A primeira peça que fiz foi uma magrelinha com roupinha cor de rosa.
E o meu maior desafio foi meu primeiro casal de noivinhos.
Maior beneficio em trabalhar em casa é poder ter uma renda e compartilhar com meus filhos cada conquista, conviver com eles, participar da vida deles sempre...
Tenho mais ganhos com certeza, nao faço nada que me de prejuizos... 
Manias...tenho varias manias rsrs eu so dirijo descalço,quando leio um livro começo de traz pra frente,tenho mania de comprar o mesmo modelo de sapato de varias cores.
Tenho parcerias com a Fox, Condor, Corfix.
Parcerias são importantes pois assim podemos oferecer aos alunos a oportunidade de aprender a utilizar os produtos , informando onde encontrar e qual forma adequada de utilizar alem de agregar valor ao nosso atendimento e ao nosso nome ou marca.  
Para chegar ate aqui eu ja fiz lembrancinhas, potes, topo de bolo de aniversario, personagens, noivinhos de vários tipos e a algum tempo venho praticando tecnicas mais avançadas.
 Não me arrependo de nada,sempre que quero fazer alguma coisa eu luto por isso, e espero que as coisas aconteçam naturalmente, nao insisto, simplesmente procuro novas alternativas.
 Minha dica é:
Respeitar nossos limites porque cada um tem um time, aprende mais rapido e menos rapido e isso nao quer dize q seja pior ou melhor que ninguem...so somos diferentes, e vc entender isso e respeitar seus limites fica mais facil de vc evoluir e amadurecer, nunca deixar de  praticar, estudar, pesquisar, perguntar, informar-se, investir e nao desistir.
 Uma coisa que aprendi é nao desistir diante de um obstaculo...nao ha nada que resista ao trabalho.
Obrigado pela oportunidade...grande abraço 
Evelyn Fonseca

9 comentários:

  1. gostei de te conhecer um pouco mais....beijos


    She

    ResponderExcluir
  2. Me sinto lisonjiada com esse carinho VAN...adorei a entrevista
    Muito Obrigado pela oportunidade de mostrar um pouco mais de mim, o que penso como artesa e como pessao tbm...um grande abraço
    voce é dez
    um grande beijo querida!!
    Evelyn Fonseca

    ResponderExcluir
  3. sem contar na grande amiga que ela é e sempre disposta a ajudar o proximo. #amomuitoela

    ResponderExcluir
  4. Amei sua entrevista, Evelyn.
    Parabéns por seu trabalho e por sua disponibilidade em ajudar as pessoas com seus PAPs e seu programa.

    ResponderExcluir
  5. Aeeeeeeee parabéns Eveeeeeee, adorei, concordo contigo em tudo, é isso ai amiga, vc é nota 100000000000000000000

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Obrigado gente de coração...Obrigado tambem por ter feito comentario e prestigiar o blog da querida amiga VAncrisk que dedicou seu tempo para fazer esta entrevista dando oportunidade de vcs me conhecerem um pouco melhor...e se tiver alguma pergunta pode fazer que eu respondo rsrs

    ResponderExcluir
  7. MArcia Dutra, Gioelli PAnno,Shleila, Chikim...obrigadao...sucesso pra todos voces...

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns Van por mais uma entrevista....com essa pessoa maravilhosa que é a Evelyn
    Evelyn que Deus esteja contigo e sua familia sempre te abençoando, te capacitando, te dando paz, alegria.....e tudo que a de bom no mundo.Bjos
    Fica com DEUS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...