1

ESTILOS DE PINTURA

Cada estilo de pintura obedece a uma determinada técnica de se pintar, com pincéis, material sobre o qual se pinta, riscos específicos e muitas vezes, também com cores características.Os estilos de pintura são originários de determinados países, províncias ou regiões, e alguns são centenários e praticados por artistas decorativos de todo o mundo.
Abaixo citamos apenas alguns estilos, para que vc conheça um pouco desse mundo das artes tão interessante.


1. Natureza Morta - Pintura que retrata qualquer componente da natureza, desde que fora dela, ou seja, em montagens que podem ou não incluir objetos como vasos, cestos, etc.


2. Paisagens - Pintura que retrata paisagens ou cenas do campo.


3. Canalboat - "Pintura de Barcaças" ou "Van Dyking", é o estilo de pintura decorativa inglesa e foi criado para decorar os barcos que navegavam pelos canais fluviais desde o século 18, daí o nome (barco de canal).


4. Pintura Realista - Estilo de pintura onde o artista reproduz fielmente o motivo escolhido flores, frutas, objetos, etc.


5. Folk-Art - Arte folclórica. Todo estilo de pintura característica, que tem sua origem em uma determinada região ou país. Arte popular de um povo ou cultura.


6. Marinhas -Pintura que retrata cenas marinhas.


7. Bauermalerei - (Bauer = fazenda, malerei = pintura) O Bauemalerei teve sua origem entre os Alpes bávaro e austríaco ,e é freqüentemente chamado de Pintura Alemã ou Pintura Bávara. O Bauermalerei é dividido em vários estilos, distinguidos uns dos outros por características como traços, cores e riscos específicos.A pintura é feita com cores alegres e retratando principalmente flores, mas também frutas, pássaros, paisagens e figuras humanas, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos.


8. Craquelê - Técnicas que produzem efeitos de rachaduras na superfície de um trabalho. Técnicas de craquelar: com verniz, com aspecto de rachaduras evidenciadas por pátinas douradas, ou simplesmente com tintas já produzidas para esse fim.


9. Decoupagé -Técnica francesa que consiste em colar recortes de papel ou tecido em uma superfície. Depois da colagem, se pode complementar com pintura, para evidenciar detalhes e enriquecer o trabalho.


10.Esponjado - Técnica de pintura que consiste em "bater" com uma esponja carregada com uma cor de tinta diferente, sobre outra já seca e que confere um aspecto envelhecido ao trabalho.Pode-se também, usar esse feito em pinturas decorativas de paredes.


11. Flutuação -Técnica que cria efeito de sombra ou de luz. Utiliza-se um pincel chato ou angular, carregado com a tinta só na ponta, para produzir uma pincelada esfumaçada.


12. Hindeloopen - (Folk-Art) - Estilo de pintura Holandesa, praticada desde o século 17 essencialmente por homens, que ensinam a técnica aos seus filhos, mas não ás filhas mulheres. Com pinceladas ensaiadas, é uma pintura rica, que retrata flores, pássaros, frutos e figuras humanas,etc.


13. Pátina - Várias técnicas de pintura que conferem uma aparência envelhecida ao móvel ou peça onde são aplicadas.Cada técnica produz um efeito diferente: clássico, rústico, romântico, etc. Exemplos: Pátina Tradicional ou Pátina Lixada, entre outras mais. A utilização da técnica de patina muda as características originais da peça.


14. Pintura Decorativa - Qualquer técnica ou estilo de pintura peças de madeira, metal, cerâmica, vidro, tecido, cortiça, etc.


15. Pinturas em Cerâmica - Existem vários tipos de cerâmica.Para cada tipo de cerâmica existem técnicas e estilos diferentes de pintura. Existem ainda diversos tipos de tinta: as que não necessitam queima, como as tintas acrílicas, a base de água; as que são queimadas em fornos caseiros; e as que precisam de fornos especiais que alcançam altas temperaturas.


16. Pintura em Madeira - São inúmeros os estilos e as técnicas de pintura que podem ser aplicados em uma peça de madeira, assim como os tipos de tintas que podem ser utilizadas


17. Pintura em Gesso - Material poroso, o gesso deve ser impermeabilizado antes de se iniciar a pintura, que pode ser feita com diversos tipos de tinta.


18. Pintura em Porcelana - É um tipo de cerâmica, branca e refratária que possui uma composição diferente da tradicional. A pintura da porcelana, também pode ser feita usando-se diferentes técnicas.- Pintura a frio- Pintura com queima em forno caseiro- Pintura com queima em forno de alta temperatura.


19. Pintura em Tecido - A pintura em tecido, consiste em transferir um risco p/ um determinado tipo de tecido e pinta-lo, pode ser pano de pratos, toalhas de mesa, tolahas de banho, fraldinhas de bebés, etc. Normalmente o material é de fácil acesso e de baixo custo ,proporcionando assim, para alguém que possua dons para essa pintura, uma fonte de renda interessante.


20. Pinturas em Vidro - Existem muitas técnicas e também diferentes tintas que podem ser usadas no vidro. A mais comum é utilizada a tinta para vitral, mas deve-se tomar cuidado pq o vidro não poderá posterior a pintura ser lavado, somente poderá ser limpado com pano.


21. Pintura Country - Estilo de pintura que retrata objetos, animais, frutas, flores e tudo que lembra a vida no campo. Pode ser dividido em três estilos diferentes: Americano, Primitivo e Clássico.


22. Rosemaling - (Rose = rosa, maling = pintando) Estilo de pintura Norueguesa com cores e características específicas. Muito rico e vigoroso, pintado geralmente em cores fortes sobre fundos escuros e subdividido em vários estilos.


23. Pinceladas Ensaiadas -São pinceladas usadas em certos estilos de pintura, que requerem prática constante. Pincelada em forma de "C", em "S", em "Vírgula", etc. São utilizadas em estilos de pintura como o Bauernmalerei, o Rosemaling, o Hindeloopen e o One stroke.


24. Tole Paint - Hoje designa a Pintura Decorativa de uma forma geral, mas a tradução literal seria "Pintura em Lata".
Colaboração: Cátia Garcia

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...