1

8 de abril Três Datas Importantes

Dia Mundial do Combate ao Câncer

No Brasil, o órgão mais respeitado no combate ao câncer é o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), fundado no dia 4 de maio de 1968, pelo professor e doutor João Sampaio Góes Jr. Seus objetivos principais são: prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e de colo do útero. Desde a sua fundação, o IBCC já atendeu a mais de três milhões de mulheres, a maioria de forma gratuita. Na luta pela prevenção do câncer, o IBCC trouxe, em 1971, o primeiro mamógrafo para o Brasil e desenvolveu uma infra-estrutura médico-hospitalar que lhe permite assistir um número cada vez maior de mulheres. Atualmente, o IBCC expandiu a sua área de atuação para a prevenção e o tratamento de outros tipos de câncer.

O IBCC iniciou no Brasil a famosa campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. O comprometimento de personalidades do meio artístico, empresas de mídia, publicitários e especialistas está fazendo a população nela se engajar e se informar a respeito da doença, fato que contribui para a queda do número de óbitos.

DIA DO CORREIO

O ato de trocar informações por meio da escrita data de muitos séculos, intercambiando recados e principalmente cartas para longas distância. Para marcar as comemorações da prática, o 8 de abril foi escolhido como o Dia do Correio. E em 1931 foi instituída a atividade postal regular no Brasil com a criação dos Correios-Mores do Brasil. Antes, em 1929, já havia sido elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios. Em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos.

DIA DA NATAÇÃO

Um esporte completo: assim é vista a natação, uma atividade que trabalha todo o conjunto muscular do nadador sem os impactos específicos que podem lesar as articulações – o que é bastante comum em outros exercícios físicos. Além disto, estimula as atividades cardíacas e respiratórias e é recomendada para qualquer idade.

Para quem gosta de competir, a natação exige treinamento e um bom preparo físico. Porém, pode ser utilizada para outros fins, como na terapia de reabilitação, recuperando o indivíduo de atrofias musculares.

Um comentário:

  1. Oi, Van!
    Quantas ideias e dicas legais. Adoro ler e aprender por aqui. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...