2

7 de Abril Dia do Jornalista

Olá arteiras,bom acho que todas nós temos um pouquinho de jornalistas né? Temos que manter o blog atualizado,todos os dias postamos algo interessante para nossos amigos seguidores,seja um novo trabalho feito,uma idéia achada na net,uma dica criativa...merecemos os parabéns também,jornalistas ñ por profissão,mas por hobby.

Grande beijo a estes profissionais que colaboram para que estejamos sempre bem informados com notícias interessantes e relevantes para o nosso dia-a-dia!

Saiba um pouquinho mais sobre essa profissão.

A profissão de jornalista é muito desgastante e de muita responsabilidade. Uma palavra que têm uma bela sinonímia, a ética o jornalista deve abraçá-la de vez, já nos bancos da instituição acadêmica.

Jornalismo se faz por amor e com responsabilidade.

Jornalista é a pessoa ou profissional que exerce atividade jornalística como redator, repórter, fotógrafo, editor, apresentador entre outras.

O jornalista deve ser eclético, visto que a profissão exige isso do profissional. Ele tem que ser clínico geral, já que a área do jornalismo é vasta.

O dia do jornalista já foi comemorado em várias datas.

No dia 24 de janeiro por ocasião da data do padroeiro da profissão, São Francisco de Sales (bispo e doutor da Igreja Católica) para homenagear os profissionais do jornalismo. O dia 29 de janeiro tem uma particularidade e faz parte da história do Brasil, a data, de longe, mais citada nos calendários comemorativos brasileiros, mas ao mesmo tempo, a que menos tem referências à sua criação.

As informações vão desde uma homenagem ao jornalista e abolicionista José do Patrocínio falecido em 1905, até se tornando uma data eminentemente católica.

No dia 16 de abril comemora-se o dia do repórter como na definição acima, trata-se de um profissional do jornalismo, por tabela poderíamos afirmar ser dia do jornalista também.

Nos EUA, o dia do jornalista é comemorado em 8 de agosto e mais datas surgem em pesquisas em outros países. No Brasil, pátria amada, idolatrada pergunta-se por que o dia 7 de abril?
O Dia do Jornalista é comemorado no Brasil no dia 7 de abril, em homenagem a João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, que morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa, como foi citado antes e nas entrelinhas dessa matéria. Já o dia Nacional de Luta em defesa do Diploma iniciou-se no I Congresso Brasileiro de Jornalistas, em 1918, no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez foi reivindicado o estabelecimento de um curso específico de nível superior para a profissão.

Fonte: Antonio Paiva Rodrigues membro da ACI (Associação Cearense de Imprensa) e da ALOMERCE (Academia de Letras dos Oficiais Militares Estaduais da Reserva do Ceará).


2 comentários:

  1. Vannnnnnnnnnnnnnnnnnnnn... Eu adorei e adoro tudo que vc posta no seu blog, eu passo horas viajando e tentando copiar as coisas que vc posta... Quanto aos selinhos "não fica tisti naumm" e que realmente estava sem tempoooo mas eu prometoooooooo de pé juntinho que até na sexta-feira eles estaram lá todos bonitinhos e com o seu nome bem grandãooooooo...tah LINDA....
    Beijo e um xeroooo....

    ResponderExcluir
  2. "É muito difícil encontrar um bom amigo, mais difícil ainda deixá-lo e impossível esquecê-lo."
    Amiga tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...