3

Tsuru simboliza esperança!

Olá arteiras,vocês já ouviram falar do tsuru? Caso a resposta seja não, não se preocupe, pois agora você conhecerá o significado dessa palavra e tudo o que ela representa na busca pela paz de que nosso mundo tanto precisa.



Tsuru é uma ave muito comum no Japão, no Brasil a conhecemos como grou. No Japão essa ave é considerada um símbolo da fortuna, felicidade, boa sorte e longevidade.

A arte do origami se inspirou nessa ave para criar uma de suas mais conhecidas formas, tanto que muitos também consideram o tsuru como o símbolo dessa arte japonesa. Até algum tempo atrás era comum encontrar no Japão pedaços de barbantes amarrados com vários desses tsurus de papel, que eram pendurados no teto para distrair os bebês ou deixados nos templos para pedir proteção.

Sobre esses tsurus de papel, criou-se a lenda que se uma pessoa fizesse mil dessas dobraduras e durante esse trabalho tivesse sempre em mente um desejo, quando completadas as mil aves de papel esse desejo se tornaria realidade. É a partir dessa lenda que surgiu uma das mais belas histórias de esperança e luta pela vida que conhecemos.

No dia 6 de agosto de 1945, ocorreu um dos mais trágicos eventos da história da humanidade: os Estados Unidos detonaram sobre a cidade de Hiroshima,no Japão, a primeira bomba atômica da 2ª Guerra Mundial (3 dias depois seria a vez da cidade japonesa de Nagasaki sofrer com um ataque nuclear).

A bomba caiu a pouco mais de 1 quilômetro da casa da menina Sadako Sasaki, que na época tinha dois anos. A mãe de Sasaki conseguiu salvá-la da explosão, no entanto, durante a fuga, as duas tomaram da chuva radioativa que caiu após o ataque.

Sasaki viveu normalmente até os 12 anos de idade, quando descobriu que estava com leucemia (câncer no sangue). Na época a leucemia estava sendo chamada de "doença da bomba atômica" e muitas crianças que apresentavam os sintomas estavam morrendo. Em tratamento no hospital ela recebeu a visita de uma amiga que lhe contou a lenda dos mil tsurus de papel. Logo Sasaki começou a fazer as dobraduras, mentalizando sempre a sua cura, para que ao final do trabalho ela saísse do hospital livre da leucemia.


Sasaki, no entanto, não teve forças para completar os mil pássaros de papel que pretendia, tendo feito 964 tsurus até o dia 25 de outubro de 1955, quando faleceu. A notícia do esforço de Sasaki logo se espalhou pelo Japão e pelo mundo, e milhares de pessoas começaram a fazer tsurus de papel para homenagear Sasaki e iniciaram uma campanha para a construção de um monumento em Hiroshima em sua memória e das outras milhares de crianças que morreram, ficaram feridas ou estavam doentes em decorrência da bomba. O apelo popular foi atendido e em 5 de maio de 1958 foi inaugurado em Hiroshima, no Parque da Paz, o Monumento da Paz das Crianças.

A história de Sadako Sasaki é considerada como um dos símbolos da luta pelo fim das armas nucleares, e a vontade de viver da menina japonesa que mesmo doente se pôs a fazer mil tsurus de papel são vistas como um símbolo da paz, tanto que todos os anos, no dia 6 de agosto (no qual se comemora o Dia da Paz) milhares de pessoas enviam tsurus ao Monumento da Paz das Crianças, em Hiroshima, para mostrar que a esperança e o desejo de dias melhores ainda existem em nosso planeta.


A estátua dela aparece segurando um grou dourado nas mãos (representando o primeiro grou que ela recebeu da melhor amiga). É um monumento que também é dedicado a todas as crianças que morreram por causa das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki.

Ao pé da estátua de Sadako Sasaki há uma placa que diz:

Este é nosso grito.

Esta é nossa prece.

Paz no mundo.


Quem quiser conhecer um pouco mais dessa linda história,essa é a capa do livro.



Sadako e os mil pássaros de papel
ELEANOR COERR
Editora: EDITORA Z
Assunto: INFANTO-JUVENIS - LITERATURA JUVENIL
SINOPSE
Nascida em Hiroshima, Sadako é vigorosa e atlética. De repente a maldição começa. Adoece gravemente de leucemia, um efeito tardio da bomba atômica que caiu na sua cidade quando ela era apenas um bebezinho. Sadako passa a enfrentar seu mal com um espírito destemido. Começa a dobrar pássaros de papel, pois uma antiga lenda japonesa diz que se uma pessoa doente dobrar mil pássaros, os deuses concederão seu desejo e a tornarão saudável novamente. Até hoje, crianças do mundo todos enviam cordões de pássaros de papel ao Japão, para serem colocados no monumento de Sadako, deixando-o colorido o ano todo. Baseado em uma historia real, Sadako e os mil pássaros de papel celebra a coragem que transformou uma jovem em uma heroína do Japão.


3 comentários:

  1. Oi, Van. td bem?!

    Legal seus posts sobre o tsuru com histórias, lendas, fotos ...
    Parabéns pelo bonito blog.
    Já estou te seguindo :)
    T+

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma pequena coleção de kokeshi...é igualzinha sasaki, mas nao sabia do livro, vou procurar me informar mais...gostei muito deste post

    ResponderExcluir
  3. Vammm, ameiiiii, vc sabe quando eu era pequena fazia muito chamava de pomba, e no fundo deixava uma ponta que quando puxava batia as asas,kkkkk, eu tinha esquecido como fazia....obrigado amiga pela por me fazer recordar a minha infancia e lembrar como fazia...beijo grande...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...