1

OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE

Esta solução maravilhosa pode também esterilizar, amaciar e neutralizar odores.

Além dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir os gastos no orçamento doméstico.

A maçã e o vinho

continuam sendo os ingredientes básicos mais populares. Quase todos os produtos com fermentação alcoólica podem ser aproveitados para fabricar o vinagre.
A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o vinagre de maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso, esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde. É regulador do peso, ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.

O vinagre também é capaz de melhorar o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura de inúmeros males, entre os quais se destacam: gripe, tosse, resfriado, infecções de pele, má digestão, hipertensão, fadiga, enxaqueca, má circulação, labirintite, reumatismo, entre outras.

Além de ser um importante aliado no combate às doenças, esse poderoso anti-séptico, o vinagre, evita a formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias.

Faça uso do vinagre em seu cotidiano

Na casa: (principalmente se você reside em local com muita umidade..)
Mantenha um vaporizador (desse, do tipo usado para plantas) cheio, com mistura de água e vinagre (aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos). Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.

Ambientes recém-pintados:
Molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.

Seus pincéis:
Lave-os como de costume e depois enxágüe com mistura e água com vinagre.

Rodapés, piso de madeira e banheiros :
Onde houver madeira e você notar que está apresentando “bolor”, limpe com água e vinagre usando um pano úmido após retirar a poeira.

Vaso sanitário:
Para que ele fique impecavelmente esterilizado, ponha dentro do vaso meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água fervendo e deixe.

Ferro de passar à vapor:

Limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda a limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.

Aquecedor para mamadeiras:
O mesmo procedimento.

Tapetes:
Com uma escova, água e vinagre (as cores ficam mais vivas além da proteção bactericida).

Combate as larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue:
Duas colheres de sopa de vinagre diluídas no recipiente que contém água com as larvas do mosquito da dengue são suficientes para eliminá-las.

Na cozinha

Micro-ondas:
Ferva durante cinco minutos, um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.

Panelas:
Ele ajuda a retirar as manchas deixadas pela fervura e feijão (principalmente nas panelas de pressão).

Geladeira:
Retira os odores. Você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro da geladeira.

Máquina de lavar louças:
Na última água de enxágüe ponha vinagre dentro da água (o vinagre corta o efeito do sabão e desinfeta as louças.

Lixeirinha:
Mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.

Roupas

Máquina de lavar roupas:
Faça o mesmo procedimento usado para a máquina de lavar louças.

Travesseiros e colchões:
Vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.

Cortando o efeito de urina no colchão:
Para o colchão use o mesmo procedimento utilizado no colchão, deixe um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado. Logo após, aplicar a mistura de vinagre e aguardar umas horas para secar com ferro de passar.

Urina nas roupas:
Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre e enxaguar.

Urina de animais domésticos:
Secar o local com um jornal, passar um pano úmido e depois vaporizar a mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Utiliza uma quantidade superior de vinagre para urina de gatos.

Seu bebê

Roupas:
Faça o mesmo procedimento utilizado para as roupas molhadas com urina.

Brinquedos:
Lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre (enxágüe por mais vezes com água pura).

Assaduras provocadas por urina:
Lavar o local afetado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se que deverá ser fraca para não agredir e provocar dor devido a sensibilidade da assadura.

Outros

Doentes e idosos no leito:
Higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.

Seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos:
Ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre e procure a ajuda de um psicólogo para acompanhamento.

Beleza

Pele:
Se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne, diariamente, após a higiene da manhã, enxágüe o rosto com uma mistura de vinagre com água morna. Antes de deitar faça a mesma coisa.

Cabelos 1:
Se não forem secos, enxágüe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado a dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.

Cabelos 2:
Se você fez permanente e seu cabelo ficou cacheado mais do que você desejava, faça uso da mesma receita utilizada em Cabelos 1.

Queimaduras de Sol:
Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.

Higiene bucal

Dentes e mucosa bucal:
Misture em um copo de água morna, três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes faça um bochecho com a mistura.

Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de lisoform líquido na máquina de lavar roupas, na limpeza dos banheiros e da casa, em lixeiras, urina de animais, cabelos ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos), no piso e balcão da cozinha.

Ou ainda misturar lisoform ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças e bebês.
Fonte: Jornal o rebate

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...